Os alunos têm manifestado algumas dificuldade na aplicação das regras de multiplicação e divisão dos números por 10, 100 e 1000, principalmente quando envolve números decimais. Perante esta dificuldade, decidi, este ano introduzir a matéria, tanto no 3º, como no 4º ano de maneira diferente, através de um jogo.
As nossas crianças parece que têm dificuldades em memorizar regras simples na matemática, no entanto, apresentam uma facilidade enorme em memorizar regras, por vezes bem complexas, quando estão a brincar ou a jogar jogos com os seus amigos e familiares. Então, este ano, decidi aproveitar essa capacidade. Sem falar na temática a ser abordada como conteúdo de matemática, disse aos alunos que iríamos jogar um jogo.
Fases do jogo.
- dividi a turma em grupos, eu fiz quatro grupos no 4º ano e três no 3º ano, pois a turma é menor.
- cada grupo foi chamado e distribuí cartões com algarismos por cada um, deixando propositadamente elementos do grupo sem cartões.
- depois de formarem o número eu pedi que o lessem e marcassem as classes, ou seja, teriam que deixar um espaço entre eles.
- em seguida expliquei regra da multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000 dizendo que teriam sempre que partir da unidade e deslocar a vírgula para a direita ou esquerda o nº de casas correspondente ao número de zeros do 10, 100 ou 1000.
- após eu mostrar o cartão com o cálculo que haveriam de fazer, tiveram 30 segundos para compor o número.
- os colegas do grupo que estavam sem cartões tinham duas funções:
- acrescentar zeros, caso fosse necessário, pegando nos cartões com zero;
- organizar o número de forma a obter o resultado correto.
exemplo:
ou
- passados os 30 segundos, era verificado o resultado, e ganhavam um ponto caso acertassem.
- no caso do 3º ano, foram utilizados apenas números inteiros e apenas tinham que acrescentar ou retirar os zeros.
Após termos jogado durante aproximadamente uma hora, já quase todos tinham memorizado as regras, pois a vontade de ganhar pontos é maior. Também tiveram que trabalhar em conjunto com os elementos do grupo, respeitando todos, pois se houvesse discórdia perderiam um ponto.
Em seguida passamos para o trabalho no manual, realizando os exercícios propostos. Também colei nos seus cadernos as regras e os passos para ajudar a realizar os exercícios de forma correta.
Podem descarregar o ficheiro em:
Comparando com grupos anteriores, à exceção de um um ou dois alunos que apresentaram algumas dificuldades, a maioria realizou os exercícios com sucesso e aplicam as regras corretamente.
Neste período, quando for trabalhar, com o 4º ano, a regra da multiplicação e divisão por 0,1; 0,01 e 0,001, usarei o mesmo jogo, pois como se costuma dizer: "em equipa que ganha não se mexe!".
Os nossos alunos são muito capazes, e cada vez mais nós temos que procurar ir de encontro a eles e não ao contrário, de forma a desmistificar a matemática como sendo um "bicho papão", mas sim como sendo algo fácil e divertido.
Fica aqui a partilha desta atividade que deu bons resultados.
Bom trabalho para todos!
Ana Arada