Todos os anos a rotina é sempre a mesma, mal termina o ano, avaliamos e começamos logo a preparar o ano seguinte, estudando as novas matérias e pensando em visitas de estudo diferentes. Ao pensar nisso, procuramos novas sugestões, mas ficamos com receio de correr mal, porque não conhecemos quem lá tenha ido, se vale a pena, etc. Como tal, decidi partilhar, nas próximas publicações, as visitas de estudo que considero que foram bastante positivas, enriquecedoras e através das quais os alunos tiraram o melhor partido das mesmas.
A minha partilha será relativa às visitas de estudo realizadas no ano letivo anterior (2012/2013) com um grupo de 18 alunos que frequentavam o 3º ano de escolaridade, do Colégio Salesianos do Porto.
Visita de estudo à estação de S. Bento e caminhada pelas ruas da cidade do Porto
Áreas:
- Estudo do Meio
- Estudo do Meio
- Matemática
Conteúdos:
- meios de comunicação e transportes;
- comércio local;
- o passado do meio local;
- itinerários;
- itinerários;
- unidades de tempo: horas e consulta de horários.
Objetivos:
- Conhecer diferentes tipos de meios de
transporte públicos;
- Conhecer o funcionamento dos comboios e da
estação;
- Observar a arquitetura da estação e conhecer
a sua história;
-
Observar e consultar os horários e outras
informações apresentadas na estação;
- Identificar os diferentes tipos de comércio e lojas que existem no centro da cidade;
- Conhecer um pouco a história da sua cidade.
Preparação da atividade:
Inicialmente contactei várias vezes a estação de S. Bento, via telefone, mas como o telefone de contacto que surge nas "Páginas Amarelas" não se encontrava atribuído, dirigi-me diretamente à estação, à área de "Apoio ao Cliente". Após um tempo de espera, eis que sou atendida e dizem que terei que contactar a REFER via email, pois é a empresa responsável pelo edifício.
Email enviado e visita de estudo adiada, pois demoram imenso a responder. Até que sou contactada e me informam que não existem visitas guiadas à estação, mas que não haveria problema algum em circular na parte pública da estação com os alunos. E assim foi.
Na sala foram trabalhados os diferentes conteúdos, acima referidos, antes da visita de estudo. Também foi apresentada aos alunos a história da estação de S. Bento e foram sensibilizados para estarem atentos a alguns pormenores durante a visita, pois seriam confrontados com perguntas sobre os mesmos quando regressassem à escola.
A visita:
Saímos do colégio e dirigimo-nos, a pé, à estação de S. Bento. Pelo caminho, sempre que passávamos por algum monumento, estátua ou rua historicamente mais importante, parávamos para conversar um pouco sobre a sua história e importância.
Ao longo do trajeto, também fomos observando os diferentes tipos de transportes que circulavam na nossa cidade, bem como o comércio local, procurando observar e descobrir o que vendiam lojas como mercearias e drogarias. Estas lojas são de comércio tradicional, e hoje em dia, as nossas crianças conhecem os hipermercados e shoppings e desconhecem o que se vende nestas lojas, algo que, de certa forma, nos deixa algo espantados.
Chegados à estação de S. Bento, observamos o edifício e, logo em seguida, os magníficos azulejos que decoram a entrada da estação. Depois de observarem os azulejos comecei a explicar o significado dos mesmos e a contar a história da estação e a sua importância para o povo portuense, pois daqui nasceu a primeira linha "Dovro - Minho".
Em seguida começamos a observar o painel dos horários, das partidas e chegadas onde os alunos puderem colocar em prática, em tempo real, alguns exercícios que encontravam no seu manual de Matemática. Para além disso, ainda tinham que se dirigir à plataforma de embarque/desembarque, procurar o "seu" comboio.
Depois de explorada a estação dos comboios, descemos à estação do metro de S. Bento, onde os alunos estiveram a observar o mapa da rede do metro fazendo logo o comentário "é como estava no livro!". Lá estivemos a estudar que metro poderíamos apanhar para nos dirigirmos a alguns lugares por eles conhecidos, nomeadamente o colégio.
No regresso, seguimos por ruas diferentes em direção ao colégio, continuando a observar a beleza e história da nossa cidade.
Regresso à sala de aula:
Na sala de aula, dialogamos sobre o que observamos, o que mais gostaram e os aspetos mais importantes da visita. Depois, os alunos escreveram uma notícia para o jornal da escola, a relatar o nosso dia.
Assim que terminaram a tarefa da notícia, os alunos foram convidados a responder a algumas questões sobre a visita numa ficha previamente preparada, de forma a consolidarem os conhecimentos:
Conclusões:
No final deste dia, achei a visita foi bastante enriquecedora, pois permitiu, de uma forma diferente, trabalhar vários conteúdos de uma forma mais lúdica com os alunos. Os alunos também colaboraram e aproveitaram ao máximo a mesma.
Ana Arada
Sem comentários:
Enviar um comentário