quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Atividades de Matemática - Sólidos geométricos

      Cada vez mais sinto a necessidade de concretizar e permitir que os alunos manipulem os objetos, pois de outra forma têm imensa dificuldade em conseguir compreender muitos dos conceitos matemáticos que apelam à abstração.

       Volume, 3D, poliedro, não poliedro, sólido geométrico, faces, vértices.... o que é isso???

      Esta semana decidi trabalhar de uma forma diferente esta matéria e, como os alunos responderem bem e foi bastante benéfica para a maioria, decidi partilhar esta atividade relacionada com os sólidos geométricos.

       Estou com um grupo de 4º ano, como tal,  para esta atividade já contava com algum conhecimento prévio sobre a temática por parte dos alunos.

         Inicialmente abri a caixa do material de apoio que acompanha o manual do Alfa da Porto Editora, que é um material fantástico. Não só tem os sólidos geométricos em tamanho grande, como é possível tirá-los da embalagem de plástico e abri-los, permitindo ter conhecimento da planificação dos mesmos.

        Coloquei os sólidos em cima de uma mesa e analisámo-los recordando algumas características de cada um. Em seguida indiquei 4 mesas, previamente preparadas, e que cada uma dessas mesas correspondia a um grupo. Então, pedi a alguns alunos que dividissem os sólidos por esses grupos segundo critérios criados por eles. Os mais astutos rapidamente formaram grupos do tipo: rolam/não rolam; pirâmides/prismas/outros; etc.

 
       Em seguida eu acrescentei os sólidos de madeira que pertencem à caixa métrica e passei a orientar a atividade, atribuindo nomes aos diferentes grupos: poliedros/não poliedros/outros; primas/pirâmides/cilindros/outros; uma base/duas bases/sem base; etc. Porque tinha sempre a opção de "outros" mesmo quando sabia que iria ser um conjunto vazio? O motivo foi para verificar se eles estavam a compreender o que estavam a fazer, se colocassem lá algum sólido depois refletíamos em conjunto, retirando, assim, as suas dúvidas. 


 
        Curiosidade: assim que misturei os sólidos de madeira com os do Alfa, os alunos revelaram alguma dificuldade em selecionar as pirâmides todas ou os prismas, pois achavam que eram diferentes. Foi uma dificuldade pela qual não esperava. Então tive que, com eles, recordar constantemente quais as características de cada um para eles conseguirem coloca-los no respetivo grupo.
      
       Em seguida elaboramos diagramas de Venn para registar os conjuntos formados e verificar que, em alguns casos, existiam sólidos que pertenciam aos dois conjuntos (ex: faces planas/faces curvas), logo tiveram a necessidade de os intercetar.
 
       Após a atividade inicial, passamos à observação dos sólidos individualmente recordando os conceitos de aresta, vértice e face. Também recordamos as características de cada sólido ou conjunto de sólidos e alguns casos em particular como o cubo e o paralelepípedo.
 
        Em seguida, entreguei o material Polidron, um material fantástico para trabalhar não só os sólidos, como as figuras geométrias, simetrias, pavimentação, entre outras temáticas. Para realizar a tarefa, formei 4 grupos de 4 elementos e um de 5 elementos. A primeira atividade que pedi foi que construíssem os sólidos com os quais estivemos a trabalhar.
 
      Observando as peças e por tentativa e erro, eles descobriram logo que não podiam construir todos os sólidos como por exemplo a esfera, o cilindro e o cone.
 
 
       Em seguida, conversamos sobre o facto de haver mais figuras com volume como as que lhes havia apresentado numas imagens que eram consideradas também sólidos, pois algumas constituíam partes de sólidos ou eram resultado da junção de vários sólidos, dando origem a um novo. Então, pedi que "inventassem" um novo sólido, lhe atribuíssem um nome e no final teriam que apresentá-lo aos colegas e identificar quais os sólidos que faziam parte da sua "criação". 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
           Após esta tarefa, pedi aos alunos que construíssem a planificação do cubo e da pirâmide mas que verificassem se quando "fechavam", se formava o sólido geométrico pedido. A primeira planificação do cubo, curiosamente, foi igual em todos os grupos. Então, como tarefa seguinte pedi que descobrissem outras maneiras de planificar o cubo, de forma a que quando "fechassem" formasse o sólido corretamente.













































 
 
 
         Findo o trabalho e apresentadas as diferentes planificações, os alunos realizaram as tarefas propostas no manual de Matemática e respetivo livro de fichas.
 
        Esta atividade correu bastante bem, e à medida que os alunos se sentiram mais à vontade para manipular os diferentes materiais, mais rapidamente adquiriam o conhecimento e rapidamente resolveram os exercícios. Engraçado, que contaram faces, vértices e arestas nas figuras representadas no papel com uma rapidez e facilidade fora do comum, coisa que, normalmente, têm sempre mais dificuldade.
 
        O facto de esta atividade ter sido bastante benéfica, não resisti em partilhá-la, espero que seja útil nas vossas práticas.
 
       Bom trabalho!
Ana Arada

 

sábado, 11 de janeiro de 2014

Colégio Salesianos Porto - Candidaturas 2014 / 2015

A Fundação SALESIANOS, Estabelecimento          SALESIANOS do Porto, é um lugar de educação que se propõe ajudar as famílias a promover:
 - o pleno desenvolvimento da personalidade dos alunos;
  - a progressiva autoestima e a capacidade de ser protagonistas e responsáveis do próprio processo educativo;
 - a formação no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais da pessoa;
- a formação para a convivência e para o respeito da pluralidade cultural e religiosa;
  - o desenvolvimento de atitudes que favoreçam a participação responsável na vida social e cultural;
  - o compromisso na construção de uma sociedade na qual seja possível a paz, a cooperação e a solidariedade entre os povos.
 
      Como escola católica, procuramos:
  - promover a formação integral dos alunos e alunas de acordo com uma conceção cristã da pessoa, da vida e do mundo;
 - criar um ambiente que favoreça o testemunho e a ação evangelizadora dos crentes;
 - propor, para quem o deseje e num clima de liberdade, itinerários de educação na Fé;
 - colaborar com outras forças sociais comprometidas na construção da sociedade.
 

       A escola salesiana tem a sua raiz e fundamento na experiência educativa de Dom Bosco. É nesta experiência que se inspiram os princípios e critérios de ação:
  - é popular, livre e aberta;
 - cultiva um ambiente de família que educa;
 - coloca o aluno no centro do processo educativo;
 - destaca a personalização das relações educativas mediante a presença dos educadores no meio dos alunos;
 - favorece a participação corresponsável de todos;
 - promove a solidariedade com os mais necessitados e outras entidades;
 - “Educa evangelizando e evangeliza educando”.

Processo de Candidatura e Aceitação
 Processo consta de três fases principais:

 1- Candidatura | No ato da candidatura, devem ser entregues os seguintes documentos:
• Ficha de candidatura, preenchida integral e corretamente. Esta ficha é fornecida pela secretaria.
• Fotografia, tipo passe, atualizada.
• Fotocópia do bilhete de identidade, n.º de contribuinte ou cartão de cidadão. (Do ensino infantil ao 4.º ano ainda se aceita fotocópia do boletim de nascimento).
 
Candidatos ao 1.º ano:
• Fotocópia da última ficha informativa da escola que frequenta. (Dispensados apenas os que não frequentam o ensino pré-escolar).

Candidatos do 2.º ao 12.º ano:
• Fotocópia das avaliações finais do ano letivo anterior.
• Fotocópia das avaliações do 1.º período do ano letivo corrente, acompanhadas dos originais para conferência.
 
     Não se aceitam processos incompletos.
 
   As candidaturas entregues após o prazo estabelecido ficam condicionadas às vagas restantes.

 2- Entrevista com o candidato | Início a 13 de janeiro. A entrevista será agendada no ato de candidatura e terá uma duração média de 30 minutos. Na entrevista devem estar presentes os encarregados de educação e o candidato.
 
3- Admissão | Os critérios de admissão traduzem-se numa pontuação atribuída de acordo com a informação recolhida na entrevista e bonificação nas seguintes situações:
• Por princípio, qualquer candidato irmão de aluno dos SALESIANOS do Porto, será aceite.
• Candidato filho de educador dos SALESIANOS do Porto | 30%
• Candidato filho de antigo aluno dos SALESIANOS do Porto | 20%
• Candidato irmão de antigo aluno dos SALESIANOS do Porto | 20%
• Candidato que frequenta uma atividade extracurricular nos SALESIANOS do Porto | 10%
. Candidato filho de colaborador de empresa protocolada com os SALESIANOS do Porto | 10%

      A aceitação na escola será comunicada telefonicamente. Os candidatos que ficarem em espera serão informados por carta. As datas de comunicação irão depender do ano ao qual o aluno concorre.
 
NOTA: Por razões de organização e gestão, pertence exclusivamente aos SALESIANOS do Porto a iniciativa da comunicação.

Critérios de Aceitação

Família   

        A Escola Salesiana privilegia a união da família no ambiente escolar e educativo, considerando também como irmãos os jovens que vivam na mesma habitação. Os pais e encarregados de educação deverão estar conscientes da importância da sua participação na vida escolar e na responsabilização do candidato pela aceitação da Proposta Educativa Salesiana.

Adequação ao perfil salesiano
       O candidato e o seu encarregado de educação devem ter posturas e princípios concordantes com a Proposta Educativa Salesiana.
Para se tornar aluno, o candidato deverá, segundo as exigências próprias da idade:
• Ser responsável e trabalhador
• Pretender frequentar a Instituição, por vontade própria
• Respeitar os colegas, professores e funcionários da escola
• Não se opor ao desenvolvimento do sentido ético e transcendente, a partir da mensagem de Jesus Cristo sobre a vida e a sociedade.

Elevado nível escolar  

      Os critérios de aceitação baseiam-se na qualificação do aluno e nos padrões de exigência do colégio.

Necessidades especiais
        Pela sua vertente social e humana, a escola está atenta a candidatos com necessidades especiais, sejam elas educativas, familiares ou de saúde. No entanto a sua aceitação depende da avaliação da possibilidade real de integração no atual ambiente escolar, tendo em conta o benefício e o progresso do candidato.

Para os alunos aceites
       Inscrição - A inscrição, mediante o respetivo pagamento, deverá ser efetuada na secretaria, no prazo de uma semana após a comunicação telefónica. Findo este prazo, a vaga ficará automaticamente disponibilizada para outro candidato. Na altura da inscrição será entregue o Regulamento Escolar, a Proposta Educativa e informações sobre as matrículas.

       Anuidade - A anuidade consta de inscrição, matrícula e nove mensalidades de setembro a maio. Os Encarregados de Educação que optem pelo pagamento por débito direto terão uma redução de 3%. Esta forma de pagamento é obrigatória para quem pretende beneficiar de algum desconto aprovado pela administração por razões sociais.

O pagamento anual pode ser feito de duas formas:

Modalidade 1 - Pagamento de nove mensalidades, ficando a crédito o valor de 7%, que poderá ser usado no pagamento de atividades extracurriculares, cantina e visitas de estudo, responsabilizando-se os pais e encarregados de educação, pelo pagamento, até ao dia 8 de cada mês, de outras despesas correntes, que ultrapassem os valores em crédito.

 Modalidade 2  - Pagamento de nove mensalidades, com um desconto de 5% no valor total a pagar, responsabilizando-se mensalmente os pais e encarregados de educação, pelo pagamento, até ao dia 8 de cada mês, de outras despesas correntes, como sejam as atividades extracurriculares, a cantina e as visitas de estudo.

      Não são devolvidos valores de inscrições ou de matrículas.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida na secretaria ou através dos contatos disponíveis:
Tel.: 22 589 82 50
Fax: 22 510 30 30
E-mail:
porto@salesianos.pt

Candidaturas online:
www.candidaturas.porto.salesianos.pt
 

Atividades extracurriculares

Banda Colégio Salesianos Porto (Todos os alunos) Atividade gratuita

Body Works (massagens) (Toda a comunidade educativa)

Clube de Informática (1º e 2º ciclos) Atividade gratuita

Clube de Multimédia (2º, 3º ciclos e secundário)

Clube de Ténis de Mesa (Todos os alunos)

Clube de Voleibol (1º, 2º ciclos e 7º ano)

Clube de Xadrez (Todos os alunos)

Coro Colégio Salesianos Porto (1º e 2º ciclos) Atividade gratuita

Dá corda aos sapatos (Poesia, Literatura e Artes Plásticas) (Toda a comunidade educativa)

Dança (Zumba Fitness) (Toda a comunidade educativa)

Escola de Ballet (Pré-escolar e 1º ciclo)

Escola de Futsal (Pré-escolar, 1º e 2º ciclos)

Escola de Música (Todos os alunos)

Escola de Natação FC Porto (Pré-escolar e 1º ciclo)

Oficina de Jogos Matemáticos (2º, 3º ciclos e secundário) Atividade gratuita

Oficina de Línguas (2º, 3º ciclos e secundário) Atividade gratuita

Grupo de Teatro Colégio Salesianos Porto (2º, 3º ciclos e secundário)