domingo, 22 de maio de 2016

Metro quadrado e decímetro cúbico

     Com os meus alunos do 4º ano,  este ano, construímos, não só o metro quadrado na sala, como também o decímetro cúbico.

     Para construir o metro quadrado, distribuí folhas com quadrados que mediam decímetro quadrado, que eles decoraram a seu gosto e recortaram. No final, construímos, no placar da sala, o nosso metro quadrado. 



      Deixo também a partilha da construção do metro quadrado, de um colega nosso,  prof. António Gaspar da EB1 Rosa dos Ventos - Montijo http://aventuras_escolares.blogs.sapo.pt/  que vi no Centro de Recursos do facebook e que mostra um trabalho interdisciplinar maravilhoso e original. 




       Para além do metro quadrado, este ano, decidi planificar um cubo com 1dm de aresta para os alunos construírem e ficarem com a noção do que realmente representa o decímetro cúbico. 
     Mas esta construção apresenta um desafio. Foram-lhes entregues 6 decímetros cúbicos como se vê na imagem e eles tiveram que os organizar, de forma a terem a planificação correta de um cubo e, ainda, de modo a que nenhuma aresta ficasse por colar. 
Com estes quadrados...

tiveram que planificar, decorar...

e construir os seus decímetros cúbicos.












       Podem descarregar o documento com os decímetros quadrados para construir o metro quadrado e o decímetro cúbico no link seguinte:



Bom trabalho!
Ana Arada

Construção do metro articulado

      Este ano, com os meus alunos do 3º ano, decidi construir um metro articulado de raíz, em vez de fotocopiar, recortar e juntar com ataches os tradicionais metros articulados que acompanhavam os manuais.

       Inicialmente entreguei uma folha a cada um e orientei-os para:
    - Primeiro dividirem as suas folhas a meio.
   - Em seguida, com as suas réguas, dividirem a folha como se vê na imagem. 


       Confesso que tive algum receio, pois esperava que os alunos tivessem alguma dificuldade nesta tarefa, mas, incrivelmente, até a realizaram com alguma facilidade.

          Uma vez dividida a folha em 10 partes iguais (os decímetros), pedi que pintassem cada uma dessas partes utilizando 5 cores diferentes, mas claras.


        Completada a tarefa de pintar, os alunos começaram a recortar o seu metro.



       Depois de recortado, organizaram-no de forma a ter as cores alternadas e, com a régua, começaram a marcar os centímetros, desde o zero até ao cem. 



    Por fim, colaram os seus metros e estiverem a medir vários espaços e objetos da escola.




         Para guardar, é só dobrá-lo na união dos decímetros tipo leque e já está!

        Bom trabalho!
Ana Arada