domingo, 22 de maio de 2016

Metro quadrado e decímetro cúbico

     Com os meus alunos do 4º ano,  este ano, construímos, não só o metro quadrado na sala, como também o decímetro cúbico.

     Para construir o metro quadrado, distribuí folhas com quadrados que mediam decímetro quadrado, que eles decoraram a seu gosto e recortaram. No final, construímos, no placar da sala, o nosso metro quadrado. 



      Deixo também a partilha da construção do metro quadrado, de um colega nosso,  prof. António Gaspar da EB1 Rosa dos Ventos - Montijo http://aventuras_escolares.blogs.sapo.pt/  que vi no Centro de Recursos do facebook e que mostra um trabalho interdisciplinar maravilhoso e original. 




       Para além do metro quadrado, este ano, decidi planificar um cubo com 1dm de aresta para os alunos construírem e ficarem com a noção do que realmente representa o decímetro cúbico. 
     Mas esta construção apresenta um desafio. Foram-lhes entregues 6 decímetros cúbicos como se vê na imagem e eles tiveram que os organizar, de forma a terem a planificação correta de um cubo e, ainda, de modo a que nenhuma aresta ficasse por colar. 
Com estes quadrados...

tiveram que planificar, decorar...

e construir os seus decímetros cúbicos.












       Podem descarregar o documento com os decímetros quadrados para construir o metro quadrado e o decímetro cúbico no link seguinte:



Bom trabalho!
Ana Arada

2 comentários:

  1. Olá Ana, queria apenas felicitá-la pelo blogue e dizer-lhe que o m2 que coloquei nos Recursos 1º ciclo com bandeiras, pode utilizar à vontade. Foi feito pelo prof. António Gaspar da EB1 Rosa dos Ventos - Montijo http://aventuras_escolares.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada!
    Estas partilhas são bastante enriquecedoras e parabéns, mais uma vez, pelo lindo trabalho realizado!

    ResponderEliminar