A primeira história a ser lida com os meus alunos, ao contrário do que se espera, foi a segunda, pois é precisamente aquela que dá o título à obra e tem uma lição muito interessante, que coloca as nossas crianças a pensar nas suas atitudes.
A história fala de um menino que um dia de manhã decidiu que apartir desse dia só ia dizer "não quero" a toda a gente e da Fada Amarela que tenta encontrar uma solução para que ele se consiga comunicar com os meninos da sua idade, pois devido à sua decisão de utilizar um vocabulário limitado, tornou a comunicação com os outros um pouco difícil. A dada altura, ele fica muito chateado por não conseguir comunicar nem brincar pois as únicas palavras que pronuncia são: quero, não quero, pode ser, só um.
Quando a história chegou a esta parte, interrompemos e fechamos os livros. Pedi, então, aos alunos que escrevessem o resto da história, imaginando como o menino resolveu o seu problema, para poder voltar a brincar e comunicar com toda a gente.
Os resultados foram engraçados, como tal, selecionei dois textos que deixo aqui para lerem:
Depois de vir chateado para casa, chegou a Fada Amarela e o menino disse à fada o que aconteceu e a fada disse:
- Então tenta dizer da próxima vez: não quero, quero, pode ser, está bem, não, sim e tenta dizer também se faz favor aos meninos que estão sempre a brincar contigo todos os dias. Ah, e também tens que dizer o teu nome, para eles ficarem a saber qual é.
No dia seguinte o menino maior disse:
- Queres chocolate?
Ele respondeu que não. Depois ele disse:
- Queres brincar?
- Pode ser! – depois chegou a casa todo contente e disse à fada obrigada e despediram-se.
Maria Inês Barros
O menino estava farto, por isso foi dar um passeio. Ele estava zangado, mas quando ele virou à direita viu um menino. Só por isso, ele decidiu ir lá ajudá-lo e ver se estava bem. Ficaram amigos e o menino conseguiu dizer uma palavra, disse:
- Queres ir brincar comigo? – e ele respondeu.
- Sim.
Brincaram a muitas coisas. Brincaram às caçadinhas e às escondidinhas e foram para casa. O menino adorou, só que quando chegou, teve uma surpresa, o menino vivia em frente. Ele viveu feliz para sempre e a mãe gostou.
Miguel Costa
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The first story that I read with my students, contrary to what we might expect, was the second, because it is precisely the one that gives the title to the work and has a very interesting lesson, that puts our children to think about their attitudes.
The story speak about a boy who, one morning, decided that starting that day would only say "do not want" to everyone and the Yellow Fairy trying to find a solution so he can communicate with the boys of his age, because due to their decision to use a limited vocabulary, has made communication with other boys a little difficult. At one point, he gets very upset because he could not communicate or play because the only words he uses are: I do not want, I want, can be, only one.
When the story came to this part, we stopped and closed the books. I then asked students to write the rest of the story, wondering how the child solved his problem, so he can return to play and communicate with everyone.
The results were funny, so I selected two texts that I leave here to read:
After coming home upset, the Yellow Fairy came and the boy said what happened to the fairy and the fairy said:
- Try to say next time: I do not want, I want, it could be, no, yes and also try to say if you please to the boys who are always playing with you all day. Oh, and you also have to say your name, so they get to know what it is.
The next day the older child said:
- You want chocolate?
He said no. And then he said:
- Want to play?
- It could be! - Then he came home all happy and said thank you to the fairy and said goodbye.
Maria Inês Barros
The boy was bored, so he went for a walk. He was angry, but when he turned right he saw a boy. Just why, he decided to go help him and see if he was okay. They became friends and the boy managed to say a word, and said:
- Want to go play with me? - And he answered.
- Yes.
They played a lot of things. And played running after each other, hiding from each other and went home. The boy loved it, but when he arrived home, he had a surprise, the boy lived next door. He lived happily ever after and his mother liked.
Miguel Costa
Ana Arada
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