quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Torey Hayden - um exemplo a seguir / Torey Hayden - an example to follow

      "Nasceu em 1951, em Livingstone, Montana, nos Estados Unidos da América. Apesar de ter uma formação académica diversificada, dedicou grande parte da sua vida ao Ensino Especial e à escrita. Os seus livros inspirados nas crianças e adultos que conheceu no decurso da sua actividade profissional são bestsellers traduzidos para cerca de 30 línguas."

Retirado de: A Força dos Afectos de Torey Hayden, Editorial Presença

      Cá está um exemplo para qualquer um de nós que se encontra no ensino, principalmente a trabalhar com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Esta professora dedicou a sua carreira a estas crianças com problemas graves comportamentais, deficiências, distúrbios, e tudo mais que poderia prejudicar uma criança, impedindo-a de desenvolver uma aprendizagem normal.

       Traduzidas para Português temos as seguintes obras:

      Foi com Sheila (nome fictício) que Torey iniciou a sua obra como escritora, com estes dois livros que nos prendem logo a atenção e o nosso coração: A criança que não queria falar e a Menina que nunca chorava. Ambos falam da sua experiência com Sheila, e o seu grupo de alunos de Ensino Especial, como conseguiu ultrapassar as dificuldades e ajudar estas crianças que para além dos seus problemas visíveis, ocultam histórias marcantes por trás, nomeadamente Sheila que comove quem lê a sua história.



 


       Ainda não tive a oportunidade de ler todos, faltam-me apenas ler três livros, mas, os que já li, ajudaram a tirar algumas ideias que apliquei, e continuo a aplicar, com os meus alunos e que tiveram o seu sucesso, claro que algumas tiveram que ser adaptadas à realidade do grupo que tinha no momento.

      Quando lerem os livros da Torey, com toda a certeza vão relacionar algumas das experiencias que ela relata, com a vossa experiência profissional, com um momento na vossa carreira, com um aluno que vos marcou, com um Encarregado de Educação, enfim, leiam...

      Estes livros não são livros técnicos sobre crianças com NEE, mas, na minha opinião, dão uma ajuda maior, do que esses livros, muitas vezes escritos por alguém que não conhece a realidade de sala de aula. Torey não diz como se faz ou se deve fazer, ela é uma colega que apenas relata as suas experiências, umas que correram bem, outras nem por isso. Mas escreve com o coração e não com certezas, sem emitir juízos e inventar leis e pedagogias, apenas partilha a sua experiência e sentimentos.

      Colegas, e mesmo quem não se encontra ligado ao ensino, leiam e apaixonem-se por esta escritora, nossa colega que escreve com o coração.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

        "Born in 1951 in Livingstone, Montana, United States of America. Despite having a diverse academic background, has devoted much of her life to special education and writing. Her books were inspired by children and adults who met during the work are bestsellers translated into almost  30 languages. "

Retrieved from: A força dos Afectos of Torey Hayden, Editorial Presença

      Here is an example for any of us that lies in education, especially working with children with Special Educational Needs (SEN). This teacher has devoted her career to those children with severe behavioral problems, disabilities, disorders, and everything else that could hurt a child, preventing it from developing a normal learning.

        It was with Sheila (not her real name) that Torey began her work as a writer, with these two books that tie us immediate attention and our hearts: One child  and The tiger’s child. Both speak of her experience with Sheila, and her group of students needing special education, how did her overcome difficulties and help these children that, beyond their obvious problems, hiding behind remarkable stories, including Sheila that touches those who read her story.

        I have not had a chance to read all miss me just read three books, that are translated to Portuguese language, but those who have read, helped pull some ideas that I applied, and continue to apply with my students and had its success, of course some had to be adapted to the reality of that group had at this time.

      When reading the books of Torey, surely will list some of the experiences she recounts, with your professional experience, a moment in your career, with a student that marked you with a parent… just read it.

      These books are not textbooks on children with SEN, but in my opinion, give more aid, than these books, often written by someone who don’t really  know the reality of the classroom. Torey don’t say how to do or we should do, she is a colleague who just tells her experience, some that went well, others less so. But writes with her  heart and not with certainty, without making judgments and devise laws and pedagogies, only shares her experience and feelings.

      Colleagues, and even those are not connected to education, just read and fall in love with this writer, our colleague who writes with her heart.

Ana Arada

2 comentários:

  1. gosto muito dos livros mas so tenho ainda os filhos do abandono adorei o livro

    ResponderEliminar
  2. Recomendo os dois primeiros "A criança que não queria falar" e " A menina que nunca chorava", pois são, na minha opinião, os mais marcantes.

    ResponderEliminar