sábado, 29 de março de 2014

O cenário - Expressão Dramática e Plástica

        As expressões, apesar de terem tido uma redução brutal na carga horária do 1º Ciclo, são muito importantes para desenvolver a criatividade, a motricidade, o à vontade de se exporem perante um público, entre outros aspetos.
 
         Este período, durante o mês de janeiro, decidi fazer uma atividade, com os meus alunos do 4º ano, a ser avaliada na área das expressões Plástica e Dramática, mas que envolveu também a área de Português. As apresentações foram feitas em fevereiro.
 
         Os alunos, individualmente, tiveram que criar uma história, escrevendo-a na forma de texto dramático, prepará-la para depois a dramatizar. Depois da história escrita, tiverem que criar o seu cenário e personagens.
 
          Inicialmente, tiveram que fazer um projeto do seu cenário, numa folha A4, em que na parte da frente desenhariam o que viria a ser o cenário, e no verso da folha, registariam quais os materiais que iriam utilizar na elaboração do mesmo. A base do cenário é uma caixa de cereais. A única tarefa que me tocou, foi cortar a caixa de cereais, pois uma vez que era necessário o x-ato, fui eu quem quem preparou as caixas. O resto foi feito inteiramente pelos alunos.
 
          Deixo aqui a ideia e partilho algumas das criações dos meus alunos.
 
Os textos e os cenários
 
Na pesca
(O Fábio e o pai estavam em casa.)
Joaquim: Fábio queres vir comigo à pesca?
Fábio: Não me apetece.
Joaquim: Olha, que os peixes que apanharmos vamos comê-los ao jantar.
Fábio: Ó pai já podias ter dito.
(Eles já na praia.)
Joaquim: Fábio queres ficar aqui a tarde toda, e também lanchar aqui?
Fábio: Ok!
Joaquim: Olha ficas aqui sozinho enquanto eu vou a casa.
(O Joaquim vai a casa e volta)
Joaquim: Já voltei! Vamos lanchar?
Fábio: Está bem pai.
(Quando acabaram de lanchar voltam à pesca.)
Joaquim: Olha já apanhamos oito peixes!
Fábio: Pai ,acho que já chega para o jantar.
(Eles depois voltam para casa.)
Beatriz Pereira
 

 
 
A fuga
Aurora: Bom dia filha!
Adriana: Bom dia mãe!
Aurora: Vem comer, despacha-te.
Adriana: (apressando-se)- Já vou, já vou.
Adriana: Mãe posso ir lá para fora brincar?
Aurora: Não, gosto, podes-te perder.
(Adriana muito triste vai para o seu quarto.)
Adriana: A minha mãe está a pôr a mesa de jantar, por isso posso ir brincar sem ela ver.
(Adriana foge pela janela com uma escada.)
Adriana: Olá. Como te chamas?
Tomás: Eu sou o Tomás e tu?
Adriana: Chamo-me Adriana.
Tomás: Vem brincar.
(Aurora abre a porta.)
Adriana: Mãe desculpa ter saído mas eu queria brincar e fazer um amigo.
Aurora: Eu perdoo-te, se me avisares quando fugires.
Adriana: Prometo mãe. Ah! Este é o meu amigo Tomás.
Aurora: Olá. Mas agora vamos jantar, Tomás queres vir comer connosco?
Tomás: Sim, e muito obrigado.
Bárbara Faria
 
 
  
Os dois peixes
(Dois pequenos peixes brincam às caçadinhas)
Xavier: (com um ar feliz e engraçado): Não me apanhas, não me apanhas! Pareces uma estrela  do mar!
Hugo (com ar "vingativo”): Ai é? Isso é o que vamos ver!
(O tubarão Traidor ouve a conversa pois está a fazer um exercício).
Traidor: Acha que eles são um bom alvo?
Chefe: Com toda a força!
(Ele rapidamente ataca. Hugo, como foi treinado ouve o tubarão e avisa o Xavier)
Hugo (a sussurrar): Quando eu disser “três”, vais para a direita. Um, dois, três, afasta-te!
(O Malvado e o Traidor irritam-se e começam, um para cada peixe, a caçá-los)
Hugo: Passa por aquela rocha que ficam presos!
(Então, Xavier finta-os e eles ficam presos)
Hugo: Chama a polícia!
(Os tubarões são presos pela polícia.)
Diogo Dias 
 
Apanhar o avião
Taxista: Olá Filipe e Carla, para onde querem ir?
Casal: Olá Gil, ajuda-nos a meter as bagagens na mala, porque vamos para o aeroporto.
Taxista: Continuas na Seara?
Filipe: Continuo.
Taxista: Vão pela TAP ou pela Ryanair?
Casal: Vamos pela TAP.
Taxista: Já chegamos.
Casal: Ajudas-nos a tirar as bagagens da mala?
Taxista: Sim. Boa viagem.
Casal: Obrigado.
Taxista: Adeus, adorei te ver.
Casal: Oh! Esquecemo-nos do passaporte!
Filipe: Vou lá a casa rápido.
Carla: Não podes, o voo é daqui a 30 minutos.
(O casal foi a casa e perdeu o voo).
Diogo Almeida

 
        Os trabalhos foram bastante engraçados e eles envolveram-se e empenharam-se muito, fazendo-o mesmo com prazer. Como recompensa pelo bom empenho, a maioria teve notas muito boas!
 
        Bom trabalho!
 
Ana Arada


Sem comentários:

Enviar um comentário