Os problemas sempre foram e serão um problema! A maior dificuldade, na minha opinião, reside na interpretação do enunciado, perceber quando vamos ter que subtrair, somar, dividir ou multiplicar. Esta dificuldade agrava-se quando o exercício em questão necessita de mais do que um passo para o resolver.
Perante esta dificuldade com os meus alunos, que se encontram no 4º ano, decidi regressar um pouco à base fazendo uma pequena atividade que os ajude na resolução das diferentes situações problemáticas.
Inicialmente afixei no placar o nome das diferentes operações com os respetivos sinais e recordamos oralmente as características e quando utilizamos cada uma dessas operações.
Em seguida entreguei algumas frases/palavras aos alunos para que eles lessem, analisassem e refletissem qual seria a operação necessária para resolver essa questão.
Após a descoberta de qual a operação que deveriam utilizar para resolver a questão, eles afixaram a mesma no placar, por baixo da operação pretendida. No final sublinharam as palavras chave.
No final resolvemos algumas situações problemáticas até três passos, sublinhando as palavras chave, retirando os dados necessários para resolver o exercício e registando os passos dados nessa resolução.
Depois desta atividade, a maioria dos alunos passou a ser mais cuidadosa e atenta na resolução dos problemas, consultando várias vezes o placar para os ajudar.
Esta é mais uma estratégia que partilho que pode ajudar as nossas crianças a superar as suas dificuldades nesta tarefa onde normalmente manifestam grandes dificuldades.
Bom trabalho!
Ana Arada
Olá
ResponderEliminarGostei muito da sua estratégia. Eu partilho a mesma opinião relativamente a essas dificuldades dos alunos.
bjs
Zezinha
Obrigada! Espero que ajude! Espero que a partilha das nossas ideias, consigamos melhorar cada vez mais o ensino, pois nós professores só podemos contar com o apoio uns dos outros para fazer a educação crescer :)
EliminarBeijo e continuação de um bom trabalho!
Ana Arada
Muito Bom! O ensino e a aprendizagem melhorariam substancialmente se todos/as se preocupassem assim! Parabéns!!
ResponderEliminarMaria Helena (do centro de recursos)
Muito obrigada! Eu quero crer que a maioria de nós se preocupam em melhorar o processo de ensino-aprendizagem! A prova disso é a partilha excelente que vemos no "centro de recursos" e a busca de muitos professores por novas metodologias. :)
EliminarContinuação de um bom trabalho!
Ana Arada